RESUMO
Introdução
Os jovens jogadores de basquetebol são o futuro dessa modalidade esportiva e o treinamento de força nesses jovens pode promover o avanço do esporte em seu nível competitivo.
Objetivo
Estudar o efeito do treinamento de força e seus impactos na capacidade física dos jovens jogadores de basquetebol.
Métodos
30 estudantes foram selecionados como voluntários de pesquisa. Divididos em grupo experimental e controle por amostragem aleatória, foram conduzidos sob um experimento de controle. O experimento totalizou 6 semanas, 3 vezes por semana, com adição de treinamento de força ao grupo experimental, após o treinamento padrão em ambos os grupos. Foram obtidos dados intra e extra grupo, incluindo variáveis sobre a melhoria da força dos membros e da aptidão física.
Resultados
Os dois métodos podem otimizar os índices relacionados, sendo o efeito de otimização do grupo experimental superior ao controle.
Conclusão
O fortalecimento do treinamento da força física pode influenciar positivamente na resistência física e o poder explosivo dos jovens, impactando positivamente na velocidade, sensibilidade e demais qualidades físicas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Basquetebol Treinamento de Força; Condicionamento Físico Humano