Accessibility / Report Error

TEMPO SENTADO, IMAGEM CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES APÓS A CIRURGIA DO CÂNCER DE MAMA

SITTING TIME, BODY IMAGE AND QUALITY OF LIFE IN WOMEN AFTER BREAST CANCER SURGERY

TIEMPO SENTADO, IMAGEN CORPORAL Y CALIDAD DE VIDA EN MUJERES DESPUÉS DE LA CIRUGÍA DEL CÁNCER DE MAMA

RESUMO

Introdução:

A cirurgia é uma das modalidades de tratamento do câncer de mama e pode ser conservadora ou radical. Esse tipo de tratamento pode trazer alterações físicas e psicológicas para a vida das pacientes.

Objetivo:

Analisar a influência da cirurgia radical e conservadora sobre o tempo sentado, a imagem corporal e a qualidade de vida de mulheres após diagnóstico do câncer de mama.

Métodos:

Participaram 172 mulheres que foram submetidas à cirurgia radical ou conservadora do câncer de mama. Aplicou-se um questionário contemplando características pessoais, medidas antropométricas, nível econômico (IBGE), características da doença, tempo sentado (IPAQ - versão curta), imagem corporal (BIBCQ) e qualidade de vida (EORTC QLQ-C30 + QLQ BR - 23). Para a análise estatística, utilizou-se o teste do Qui-quadrado ou o teste exato de Fisher e o teste t de Student para amostras independentes e o teste U de Mann-Whitney. Resultados: As mulheres que foram submetidas à cirurgia radical apresentaram maior tempo sentado nos finais de semana, mais relatos de linfedema, piores escores de qualidade de vida (função física, dor, escala funcional, imagem corporal e sintomas no braço) e pior imagem corporal (vulnerabilidade, estigma, limitações, transparência e preocupações com o braço).

Conclusão:

O tipo de cirurgia pode influenciar o tempo sentado e aspectos da imagem corporal e da qualidade de vida, com piores escores para as mulheres submetidas à cirurgia radical.

Descritores:
neoplasias da mama; mastectomia; estilo de vida sedentário; imagem corporal; qualidade de vida.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br