MELHORIA DO NÍVEL DE SAÚDE DA FUNÇÃO CARDIOVASCULAR POR MEIO DE ESPORTES REGULARES

Chunguang Wang Xiaoqi Zhao Zhiguang Sun Nan Yao Aiting Zhang Shengyu Guo Sobre os autores

RESUMO

Introdução

A atividade física regular ajuda a melhorar as habilidades cardiovasculares e cerebrovasculares. Como avaliar a tensão nervosa dos vasos cardiovasculares e cerebrovasculares por meio de esportes é um assunto quente.

Objetivo

o artigo discute a influência da participação regular em esportes sobre a função cardiovascular das pessoas e indicadores relacionados ao sangue.

Métodos

Selecionamos 30 idosos saudáveis que participam regularmente de esportes, registramos suas alterações no ECG, pressão arterial, frequência cardíaca e outros indicadores relacionados à função cardiovascular e analisamos a função sanguínea dos idosos. Detecção de contagem de células sanguíneas (RBC), volume de glóbulos vermelhos (MCV) e hemoglobina (Hb), creatinina sérica (Cr), glicose no sangue (BGS), triglicerídeos (TG), colesterol (TC), lipoproteína de baixa densidade (LDL ) e a lipoproteína de alta densidade (HDL) é medida.

Resultados

Idosos que persistem por muito tempo nos exercícios têm melhores indicadores do que aqueles que não praticam.

Conclusão

O exercício aeróbio adequado pode reduzir a rigidez dos vasos sanguíneos em idosos. O exercício pode ajudar os idosos a aumentar a variabilidade da frequência cardíaca e melhorar os indicadores sanguíneos da função nervosa autonômica do coração e a massa corporal. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Idoso; Exercício Físico; Aptidão Cardiorrespiratória; Doenças Cardiovasculares

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br