Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES ESPORTIVAS CAUSADAS PELA PRÁTICA DE KUNG FU NOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

O kung fu é uma atividade esportiva tradicional chinesa, sendo que muitos cursos opcionais são oferecidos em várias universidades. Porém, durante a prática de kung fu, lesões esportivas podem ser causadas.

Objetivo:

Investigar os tipos mais comuns de lesões esportivas causadas pela prática de kung fu e apresentar as contramedidas de intervenção.

Métodos:

Um total de 612 estudantes universitários praticantes de kung fu em 5 universidades foram investigados, uma pesquisa de acompanhamento de 12 semanas foi realizada para coletar dados sobre os tipos, causas e graus de lesão de suas lesões esportivas. De acordo com os resultados da pesquisa, foram formuladas medidas razoáveis de prevenção e intervenção para garantir a segurança da prática de kung fu.

Resultados:

As lesões esportivas causadas pela prática de kung fu ocorreram principalmente na cintura, joelhos e tornozelos, e os tipos de lesões esportivas foram principalmente por tensão ligamentar, que foi causada principalmente por preparação inadequada, mau funcionamento físico e estado mental, movimentos técnicos incorretos, etc.

Conclusão:

A prática de kung fu pode melhorar a saúde física dos estudantes universitários, mas também pode levar a lesões esportivas, principalmente na cintura pélvica, joelhos e tornozelos. Medidas preventivas rigorosas devem ser tomadas para evitar que lesões esportivas afetem a saúde física dos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Kung Fu; Lesões Esportivas; Saúde do Estudante

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br