Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO TREINAMENTO PROGRESSIVO DE FORÇA NOS MEMBROS SUPERIORES EM ATLETAS DE TÊNIS DE MESA

RESUMO

Introdução

O treinamento progressivo da força pode ajudar os atletas a melhorar seus níveis de força de maneira rápida e segura. Controlando a frequência e a amplitude das vibrações, os músculos podem produzir contrações inconscientes e voluntárias que ajudam a prevenir doenças como a osteoporose.

Objetivo

Explorar a alteração no desempenho esportivo ocasionado pelo treinamento progressivo da força muscular nos membros superiores dos jogadores de tênis de mesa.

Métodos

12 jogadores de tênis de mesa com experiência mínima de 5 anos foram aleatoriamente divididos em grupos experimental e controle. O controle efetuou métodos tradicionais de treinamento de força enquanto o grupo experimental utilizou o método progressivo de treinamento de força dirigida, desenvolvido pela equipe de pesquisa, por nove semanas. Os testes foram realizados no equipamento ISOMED 2000 nas condições de 60°/s e 450°/s.

Resultados

A circunferência, força muscular e a relativa força dos membros superiores aumentaram. Houve diferença na taxa do momento de flexão máxima do cotovelo dos atletas do grupo experimental nas condições de teste de 60°/s. A 450°/s, o momento máximo de flexão do cotovelo e o momento máximo de extensão do cotovelo também mostraram uma diferença significativa (P<0,05).

Conclusão

O método de treinamento progressivo de força afeta significativamente o momento máximo de flexão do cotovelo e o momento máximo de extensão do cotovelo dos atletas do que os métodos tradicionais de treinamento de força. O progresso da força muscular foi notado principalmente nas articulações do cotovelo e pulso, com menor intensidade nos ombros. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Dinamômetro de Força Muscular; Treinamento de Força; Membros Superiores; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br