Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DA FADIGA ESPORTIVA NA DISTRIBUIÇÃO DA PRESSÃO PLANTAR DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS MASCULINOS SAUDÁVEIS

RESUMO

Objetivo:

Entender a influência da fadiga esportiva na distribuição da pressão plantar de estudantes universitários masculinos saudáveis e fornecer uma base teórica para melhorar sua consciência sobre a saúde dos pés.

Métodos:

Quarenta e nove estudantes universitários masculinos comuns correram ao longo da pista de 800 metros para moderar a fadiga. Todos os sujeitos tiraram seus sapatos e meias e caminharam naturalmente com sua marcha habitual. A pressão plantar dinâmica de cada pé foi medida duas vezes em um único passo. O sistema de teste de pressão plantar de placa plana belga FootscanUSB2 foi usado para testes.

Resultados:

A pressão plantar dinâmica média de pico foi (206.38 44.59) N para meninos, e as alterações de velocidade de caminhada AA e CB no arco não mudaram significativamente. Após a fadiga, a pressão de pico de FM, AA, RH5 no pé esquerdo e FM, AA, CB no pé direito diminuiu significativamente (P < 0,05, P < 0,01). O tempo de pico de RH e CB no pé esquerdo foi significativamente menor do que antes da fadiga (P < 0,05, P < 0,01), enquanto as áreas FMF, AA, C não tiveram nenhuma mudança significativa, mas tenderam a ser atrasadas. Havia diferenças significativas no tempo de pico de força entre o pé esquerdo e direito dos meninos, exceto para o quinto metatarso (P < 0,05). Houve uma diferença significativa no tempo de pico de força entre o segundo e o quinto dedos do pé esquerdo (P< 0,01), e há uma diferença de gênero no tempo de pico de força entre o segundo metatarso e o terceiro metatarso (P < 0,05).

Conclusão:

A fadiga esportiva leva à diminuição das funções fisiológicas, tais como a força muscular dos membros inferiores, o que leva às mudanças correspondentes nos estágios de marcha, parâmetros de distribuição da pressão plantar e equilíbrio do pé. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Lesões do Esporte; Traumatismos do Pé; Lesão por Pressão

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br