Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOBRE A INFLUÊNCIA DO CURSO OPCIONAL DE VOLEIBOL SOBRE A SAÚDE FÍSICA DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Objetivo:

Explorar a influência do curso opcional de voleibol sobre a saúde física dos estudantes universitários.

Método:

Neste estudo, 160 estudantes universitários (n=89, feminino (n=71)) da série 2019 da Escola T foram selecionados como objetos de pesquisa, com idades entre 19-21 anos. Através de revisão de literatura, entrevista, medição e estatísticas matemáticas, este trabalho testa a qualidade da força dos estudantes, a qualidade da velocidade, a qualidade da resistência e a flexibilidade.

Resultados:

O índice médio de 1000 metros antes e depois do curso eletivo de voleibol para estudantes masculinos, índice médio de 800 metros antes e depois do curso eletivo de voleibol feminino, a comparação do salto em distância, o índice médio de 50 metros entre estudantes masculinos e femininos antes e depois da aula eletiva de voleibol apresentaram uma significante diferença estatística (P < 0,05). Entretanto, o índice médio comparativo dos dados antes e depois da aula eletiva de pull-up, sit-up e flexão sentada após o voleibol não apresenta diferença estatística.

Conclusão:

O estudo demonstra que o treinamento na aula de vôlei tem um impacto positivo sobre a saúde física dos estudantes universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Voleibol; Saúde do Estudante; Qualidade de Vida

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br