RESUMO
Introdução:
A fadiga prejudica a atividade do exercício físico nos alunos do ensino secundário, sendo prejudicial explorar os treinos aeróbicos quando a fadiga não pode ser aliviada. Esse fator limita a capacidade de explorar o máximo potencial de jovens atletas para o futebol.
Objetivo:
Implementar um protocolo de desenvolvimento sadio para a aplicação do futebol no ensino médio.
Métodos:
Este artigo utilizou a revisão bibliográfica entre outros métodos de investigação. A análise foi dedicada ao treino aeróbico para a resistência no futebol dos estudantes no ensino médio. Estudou-se os métodos específicos de implementação do protocolo elaborado nas escolas de ensino médio. Finalmente, foram apresentadas as medidas eficazes para melhorar a condição física dos estudantes.
Resultados:
A julgar pela situação em tela, a duração de cada sessão de treino no futebol do ensino médio está intimamente relacionada com a capacidade dos treinadores. Os treinadores de alto nível tendem a organizar a duração do treino de acordo com os efeitos perceptíveis na prática do futebol, considerando as características físicas e técnicas do próprio esporte.
Conclusão:
A formação de resistência no futebol pode também promover o desenvolvimento a longo prazo da educação futebolística ao mesmo tempo em que satisfaz as necessidades reais de exercício físico dos estudantes, sendo de grande importância realizar a formação do treino aeróbico no futebol aplicado ao ensino médio. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Ensino Médio; Futebol; Treino Aeróbico