Acessibilidade / Reportar erro

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE TREINAMENTO ESPORTIVO SOBRE A PLASTICIDADE MUSCULAR

RESUMO

Introdução:

O treinamento de resistência com diferentes cargas e volumes é a maneira mais eficaz de estimular a hipertrofia muscular na reabilitação. Adicionar diferentes planos de estabilidade ao treinamento equilíbrio aumentará o grau de ativação muscular, causando um aumento na carga de exercícios. Teoriza-se que estímulos instáveis no ambiente de suporte levam ao aumento da excitabilidade central, melhorando a capacidade de mobilizar a contração das fibras musculares. Porém, ainda não sabemos a intensidade dessa relação.

Objetivo:

Investigar como o treinamento de exercícios com equilíbrio melhora a plasticidade muscular do CORE e o sistema nervoso central.

Métodos:

Um total de 36 graduandos e pós-graduandos foram recrutados para participar deste experimento. Dois movimentos com exercício ponte foram selecionados para o teste de máxima resistência muscular. Os dados eletromiográficos da musculatura do CORE foram capturados e comparados em todas as fases de execução.

Resultados:

Não houve interação entre o plano de estabilização e as tarefas cognitivas. Os principais efeitos dos movimentos de ponte baixa e ponte alta na ativação do músculo eretor da espinha foram 28,88 e 2,06, os principais efeitos das tarefas cognitivas foram 0,33 e 7,88, e o efeito de interação foi 0,89 e 0,31.

Conclusão:

O treinamento de exercícios pode aumentar os capilares nos músculos, aumentar a área transversal das miofibrilas, alterar a proporção de diferentes tipos de miofibrilas e aumentar a força muscular. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Treinamento de Força; Plasticidade Celular; Equilíbrio Postural

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br