Acessibilidade / Reportar erro

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE ATLETAS AMADORES EM FACULDADE DE MEDICINA DA CIDADE DE SÃO PAULO

RESUMO

Introdução:

Há escassez de dados no Brasil sobre a epidemiologia de lesões esportivas em atletas universitários. O objetivo deste estudo é fazer uma análise sobre a epidemiologia das lesões esportivas em um único centro.

Métodos:

Foram entrevistados 262 atletas de 10 esportes diferentes, de forma retrospectiva, com relação às lesões sofridas em seu histórico universitário e foram acompanhados de forma prospectiva quanto às lesões sofridas ao longo de uma temporada. A caracterização das lesões contava com dados de local da lesão, tipo de lesão, época do ano, mecanismo de lesão, momento de ocorrência da lesão durante treino ou jogo.

Resultados:

No histórico universitário, a incidência de lesões foi maior em homens (81,5%) do que em mulheres (67,8%). As lesões de membros inferiores foram as mais frequentes tanto no histórico universitário, quanto na temporada. O esporte com maior índice de lesão na temporada foi o handebol (34,2%) e no histórico universitário foi o basquete (80,8%). O principal mecanismo de lesão foi sem contato. Os meses de maior incidência de lesão são os do começo da temporada (53,3%). Os diagnósticos mais frequentes são as lesões ligamentares, seguidas por fraturas. Tanto a presença de lesão prévia na mesma topografia, quanto a prática de musculação foram fatores preditivos de lesão.

Conclusões:

Os atletas universitários deste centro estão mais susceptíveis a sofrer lesões durante os primeiros meses da temporada, especialmente em esportes de contato e maior incidência nos membros inferiores. Nível de Evidência III; Estudo de pacientes não consecutivos, sem padrão de referência “ouro” aplicado uniformemente .

Descritores:
Lesões esportivas; Epidemiologia; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br