Acessibilidade / Reportar erro

O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NO CONTROLE DO AÇÚCAR NO SANGUE EM PACIENTES DIABÉTICOS

RESUMO

Introdução

O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia. É uma síndrome metabólica em que os níveis de açúcar no sangue aumentam devido a defeitos na secreção de insulina ou função prejudicada, ou mesmo ambos os defeitos.

Objetivo

Para compreender os pacientes diabéticos no controle da glicemia por meio do exercício físico, o artigo analisa a correlação entre o estado de exercício e os indicadores fisiológicos de pacientes diabéticos em nosso hospital.

Métodos

Selecionamos aleatoriamente 41 pacientes diabéticos e monitoramos seus exercícios. Ao mesmo tempo, verificamos os indicadores fisiológicos dos pacientes após a realização do exercício e analisamos o controle da glicemia pelo esporte.

Resultados

Após exercícios físicos saudáveis, o nível de açúcar no sangue de pacientes diabéticos tendeu a se estabilizar e o nível de hemoglobina glicosilada diminuiu. Os níveis de açúcar no sangue dos pacientes que não praticavam exercícios físicos saudáveis não foram estáveis e os níveis de hemoglobina glicosilada não melhoraram.

Conclusão

O esporte saudável é uma terapia adjuvante simples, fácil, segura e eficaz para a prevenção e tratamento do diabetes e merece divulgação clínica. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Exercício Físico; Diabetes Mellitus tipo 2; Caminhada; Glicemia; Hemoglobina A Glicada

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br