Accessibility / Report Error

TREINO ESPECIAL SOBRE A FORÇA DOS PEQUENOS GRUPOS MUSCULARES DOS MEMBROS INFERIORES

RESUMO

Introdução

O treino específico com vibração pode mostrar efeitos a curto e longo prazo sobre a capacidade neuromuscular. Esse método de treino dá aos músculos uma variação de amplitude de estímulo frequente, podendo promover força muscular, poder explosivo, coordenação neuromuscular, e treino do equilíbrio.

Objetivo

Este artigo analisa a comparação dos efeitos do treino de fortalecimento com adição de vibração sobre a força dos pequenos grupos musculares nos membros inferiores dos esportistas.

Métodos

24 jovens foram aleatoriamente distribuídos em grupo de baixa e alta frequência. Ambos grupos utilizaram treinamento de força tradicional com adição de treino vibracional de 30 e 40Hz. Treinos com intensidade de carga entre 30 e 70% de força máxima com duração de 60 minutos foram repetidos em 3 sessões semanais durante 8 semanas. Testes funcionais foram registrados antes e depois do experimento e seus resultados foram analisados estatisticamente.

Resultados

O pico de torque dos músculos do quadril dos dois grupos de atletas aumentou significativamente após o treinamento (P<0,05). Nos atletas de alta frequência, o pico no extensor do quadril aumentou 15,3% e o flexor 18,2%; no grupo de baixa frequência houve aumento de 10,3% representando uma diferença muito significativa (P<0,01).

Conclusão

A estimulação adicional da vibração para o treinamento de força com resistência pode efetivamente melhorar o treinamento de força. Esse método de treinamento pode efetivamente melhorar a força muscular máxima, o poder explosivo e a resistência muscular com uma carga relativamente pequena. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Treinamento de Força; Atletas; Membros Inferiores; Doenças Neuromusculares

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br