Acessibilidade / Reportar erro

APLICAÇÃO DO TREINAMENTO DE FORÇA OTIMIZADO NO BASQUETEBOL UNIVERSITÁRIO

RESUMO

Introdução

No ensino de basquetebol universitário atual, o treinamento de força é relativamente amplo, sendo o mesmo empregado nos atletas de corrida, salto e outros esportes. Acredita-se que um treino especificamente direcionado aos jogadores de basquete possa proporcionar um efeito superior na performance dos esportistas.

Objetivo

Explorar o efeito da aplicação do treinamento de força otimizado para o ensino de basquetebol universitário.

Métodos

Este experimento adota o método de variável única e o grupo controle adota o método tradicional de treinamento de força. O grupo experimental combina um treino otimizado para as necessidades do basquetebol. A duração de cada treinamento de força é de 60 minutos, três vezes por semana, para um total de 6 semanas. Os índices de qualidade basal e habilidades de basquetebol dos estudantes universitários foram mensurados antes e após a intervenção.

Resultados

Tanto o treinamento de força tradicional quanto o treinamento de força otimizado podem efetivamente melhorar a qualidade basal e as habilidades dos jogadores universitários. Como o treinamento de força otimizado é mais direcionado, a melhoria das habilidades de basquete é mais evidente.

Conclusão

O treinamento de força otimizado do basquetebol pode efetivamente preencher as deficiências do treinamento de força tradicional e aumentar o desempenho de seus atletas, sendo necessárias pesquisas para a sua popularização. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treinamento de Força; Educação Física; Basquetebol

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br