Acessibilidade / Reportar erro

RESPOSTA CARDIOVASCULAR EM CORREDORES DE MÉDIA E LONGA DISTÂNCIA SOB TREINAMENTO

RESUMO

Introdução:

A pesquisa dos efeitos do exercício sobre o sistema cardiovascular tem uma longa história que recentemente foi expandida com o uso da ecocardiografia. Pesquisas utilizando a ecocardiografia por doppler têm crescido devido ao método de exame apresentar-se seguro e não-invasivo para estudo de morfologia e função cardíaca. Porém ainda há poucos estudos sobre as alterações cardíacas funcionais em corredores de média e longa distância sob treinamento.

Objetivo:

Estudar o monitoramento da resposta cardiovascular nos corredores de média e longa distância durante o treinamento.

Métodos:

O detector de função cardiovascular CFOCS-I foi usado para observar 24 índices de função da bomba cardíaca, função vascular, e microcirculação em 12 corredoras de média distância do sexo feminino.

Resultados:

De acordo com os resultados dos testes, a força diastólica, a força sistólica, a função sistólica, a fração de ejeção do ventrículo esquerdo aumentaram durante o exercício de carga proposto. A pressão sistólica média e a pressão de pulso média aumentaram significativamente com a carga de exercício (P<0,01).

Conclusão:

Os corredores de média e longa distância demonstraram alterações cardíacas significativas no formato, tamanho e função sistólica dos ventrículos, acompanhado por mudanças significativas na função diastólica quando submetidos ao exercício intenso. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Desempenho Atlético; Fenômenos Fisiológicos Cardiovasculares; Aptidão Cardiorrespiratória; Sistema Cardiovascular

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br