Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DO EFEITO DO TREINAMENTO INTERMITENTE DE ALTA INTENSIDADE PARA JOVENS ATLETAS

RESUMO

Introdução

O Comitê Central do CPC e o Conselho de Estado destacaram que, atualmente, os indicadores básicos da saúde física dos jovens estudantes têm diminuído de forma completa. Essa circunstância tornou a saúde física dos adolescentes e a melhoria da qualidade dos jovens atletas um ponto-chave na educação física direcionada aos adolescentes.

Objetivo

Investigar o efeito do treinamento intermitente de alta intensidade em jovens atletas.

Métodos

24 adolescentes realizaram 10 treinos intermitentes de alta intensidade, com duração de um mês, todos os índices pré e pós-treino dos atletas foram coletados e comparados.

Resultados

Os resultados do exame físico de atletas do sexo masculino e feminino melhoraram em certa medida (a pressão arterial dos atletas flutuou durante as 10 sessões de treinamento, aumentando ligeiramente, e a variabilidade da frequência cardíaca aumentou consideravelmente (P < 0,05).

Conclusão

O treinamento intermitente de alta intensidade tem um bom efeito na promoção da saúde nos jovens atletas, podendo melhorar efetivamente sua função física e desempenho competitivo. Professores de educação física e atletas estudantes devem realizar treinamentos relevantes. Além disso, esse método de treinamento também se encaixa na situação atual da vida de aprendizagem dos alunos do ensino médio. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos desfechos do tratamento.

Adolescente; Atletas; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Avaliação de Resultado de Ações Preventivas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br