Acessibilidade / Reportar erro

A PESQUISA CHAVE DO ESPORTE NA MANUTENÇÃO DA SAÚDE HUMANA

RESUMO

Introdução

Um dos fatores de avaliação da saúde humana é a saúde óssea, e um índice de avaliação da saúde óssea é a osteoporose. Os esportes são uma forma eficaz de melhorar o corpo humano.

Objetivo

o artigo discute os efeitos de diferentes intensidades de exercício na saúde óssea humana.

Métodos

A tese selecionou 51 universitárias, elaborou diferentes intensidades de exercícios em programas de intervenção de corrida de aptidão e conduziu uma intervenção de exercícios de 12 meses. Dividimos as universitárias em três grupos. A densidade mineral óssea (BMD), fosfatase alcalina sérica (ALP) e osteocalcina sérica (BGP) dos indivíduos foram testadas antes e depois do experimento.

Resultados

As diferenças na DMO femoral, ALP sérica, BGP sérica e DMO da coluna lombar dos três grupos de voluntários foram significativas (P <0,05), enquanto as diferenças na DMO da ulna e rádio não foram significativas.

Conclusão

O esporte pode promover a saúde óssea humana. Ao mesmo tempo, o efeito da corrida adaptativa na DMO humana é específico do local. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade; Densidade Óssea; Osso e Ossos

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br