Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO EXERCÍCIO SOBRE A RESISTÊNCIA À INSULINA EM PACIENTES OBESOS COM DIABETES TIPO 2

RESUMO

Introdução:

O diabetes mellitus tipo 2 (T2DM), também conhecido como diabetes mellitus não insulino-dependente (NIDDM), é responsável por mais de 90% do total de casos de diabetes mellitus e, com frequência ocorre em pessoas de meia-idade e idosos.

Objetivo:

Investigar o efeito da intervenção com exercícios sobre a resistência à insulina em pacientes obesos com diabetes tipo 2.

Métodos:

Oitenta e seis pacientes diabéticos obesos foram selecionados como participantes experimentais em exames físicos e foram divididos randomicamente em grupos de observação e controle. Gordura visceral, glicose e insulina sanguíneas em jejum de todos os indivíduos foram medidas antes e depois do término do experimento de seis meses. A resistência à insulina foi calculada para ambos os grupos e os valores de cada indicador foram comparados estatisticamente entre os grupos.

Resultados:

O controle de peso, índice de massa corporal, glicose e lípides sanguíneos e o índice de resistência à insulina foram melhores no grupo observação do que no grupo controle, e a diferença foi estatisticamente significativa (P < 0,05).

Conclusões:

A intervenção basal com exercícios quantitativos pode melhorar significativamente a resistência à insulina em pacientes obesos com diabetes tipo 2 e seu efeito é melhor do que a dieta e a terapia com exercícios convencionais. Nível de Evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Insulinum; Esportes; Complicações do diabetes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br