Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DO TREINAMENTO REGULAR DE FORÇA NA REDUÇÃO DAS LESÕES ESPORTIVAS EM ATLETAS DE KUNG FU

RESUMO

Introdução:

Com a melhora contínua do nível competitivo das artes marciais, os requisitos para as habilidades dos atletas também estão ficando cada vez mais altos. Nesse contexto, surge a necessidade de implementar protocolos preventivos para lesões ocasionadas durante a prática esportiva. Treinamentos regulares de força são práticas que visam a prevenção de lesões, porém a abordagem em praticantes de Kung Fu ainda é empírica.

Objetivo:

Explorar o efeito do treinamento regular de força para reduzir a lesão de exercício nos atletas de Kung Fu.

Métodos:

40 esportistas com idades e notas semelhantes são agrupados aleatoriamente em grupos controle e experimental. Enquanto o grupo controle praticava os treinamentos regulares, no grupo experimental foi implementado o treino de força com duração de 90 minutos, três vezes por semana por cinco meses. Resultados de testes físicos foram analisados antes e depois do experimento.

Resultados:

Após a análise especial dos dados de qualidade e habilidade, os indicadores são significativamente diferentes. Embora os atletas do grupo de controle também tenham melhorado em graus variados, eles não são tão bons quanto os do grupo experimental.

Conclusão:

O treinamento regular de força tem um impacto positivo na redução da lesão de exercício dos atletas de artes marciais e ajuda a melhorar o nível esportivo dos atletas. Depois de muito treinamento regular de força, a qualidade e habilidade dos esportistas foram significativamente aprimoradas. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Treinamento de Força; Artes Marciais; Traumatismos em Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br