Open-access IMPACTOS DO TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR EM JOVENS ATLETAS

RESUMO

Introdução:  A força muscular está ligada diretamente à área de sua seção transversal e ao volume de suas fibras, porém não há relação linear absoluta entre hipertrofia e melhora no desempenho atlético. Sob essa complexa perspectiva, estratégias de treinamento muscular vêm sendo implementadas para promover a força muscular relevante, no intuito de promover a melhora da capacidade atlética geral.

Objetivo:  Explorar os impactos do treinamento de força muscular nos jovens atletas baseado nos princípios cinéticos do esporte.

Métodos:  adotou-se o método de comparação estatística intragrupo com índices corporais de 10 voluntários submetidos ao treinamento muscular focado no conjunto do core e membros inferiores.

Resultados:  O ganho de força muscular foi efetivamente constatado via eletromiograma e o teste das habilidades atléticas demonstrou uma evolução no salto, equilíbrio e redução de passes errados.

Conclusão:  O treinamento muscular baseado em evidências consegue aumentar a força muscular e promover o ganho de habilidade esportiva nos jovens atletas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Educação Física e Treinamento; Desempenho Atlético; Cinética

location_on
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro