RESUMO
Introdução:
Os distúrbios gastrintestinais funcionais (DGIF) são os mais comuns na população em geral. Esses distúrbios podem se sobrepor, diminuindo a qualidade de vida.
Objetivo:
Analisamos a prevalência dos distúrbios funcionais esofágicos (DFE) e da síndrome do intestino irritável (SII), sua sobreposição e os fatores associados em músicos e esportistas.
Métodos:
Realizou-se um estudo transversal por meio de questionários sobre DGIF e fatores associados, administrados a quatro grupos: instrumentistas, cantores, esportistas e um grupo controle de voluntários saudáveis.
Resultados:
Dos 161 indivíduos, 62 (38,51%) tinham só DFE, 76 (47,2%) tinham só SII e 23 (14,29%) tinham sobreposição de DFE e SII. Os indivíduos com sobreposição de DFE e SII tinham sintomas mais intensos de SII, especialmente fezes duras e encaroçadas e constipação em comparação com os que tinham só SII. O subtipo SII foi mais frequente no grupo de sobreposição, enquanto o tipo SII indefinido foi menos frequente. Quanto ao DFE, verificamos que os indivíduos com sobreposição DFE-SII tinham mais sintomas de azia funcional e menos de disfagia funcional. Houve maior risco de sobreposição em instrumentistas e fumantes.
Conclusões:
DFE e SII são frequentes em músicos e esportistas. Os indivíduos com sobreposição de DFE e SII apresentaram sintomas mais frequentes e mais severos. Os instrumentistas e os fumantes têm maior risco de sobreposição. Nível de Evidência IV; Série de casos.
Descritores:
Doenças do esôfago; Síndrome do intestino irritável; Comorbidade; Música; Desempenho atlético