Acessibilidade / Reportar erro

SUPLEMENTAÇÃO COM CREATINA PARA DANOS MUSCULARES PÓS-EXERCÍCIO

RESUMO

Introdução:

O dano muscular induzido pelo exercício (EIMD) pode acontecer por atividade física recente ou não habitual e leva a uma redução temporária da função muscular. e aumento da dor. Vários artigos indicam impactos positivos da creatina sobre a EIMD.

Objetivo:

Avaliar o impacto da creatina sobre a EIMD.

Métodos:

Foram feitas pesquisas eletrônicas em Scopus, Embase, Medline e Google scholar até março de 2022.

Resultados:

Treze estudos preencheram os critérios de inclusão. Para avaliar a qualidade dos estudos, o sistema de colaboração Cochrane foi utilizado na análise de risco e viés. Devido à alta heterogeneidade de intervenções e estudos desenhados, a meta-análise não foi realizada. As informações do documento atual revelam que a ingestão de creatina é preferível a uma recuperação inativa e apenas um período de repouso entre diversas atividades físicas prejudiciais e exaustivas.

Conclusão:

Os benefícios evidenciaram-se atenuados nos marcadores EIMD que reduzem a operação muscular e a perda de força muscular após os exercícios. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Revisão de manuscritos.

Descritores:
Creatina; Lesões dos Tecidos Moles; Metanálise; Creatina Quinase; L-Lactato Desidrogenase

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br