Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO FUTEBOL NO DESEMPENHO FÍSICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução

O futebol é um esporte com boa aceitação entre os universitários contemporâneos, integra a competição, o entretenimento e a aptidão física. Porém há poucos estudos demonstrando as vantagens concretas encontradas nos jogadores universitários.

Objetivo

Explorar o impacto do futebol no desempenho físico dos universitários.

Métodos

Um total de 100 universitários voluntários na classe fundamental 1-3 praticantes de futebol, com idade de 19.2±2.1 anos, foram avaliados por bateria de testes em áreas de composição corporal, função corporal e aptidão física. Os resultados foram confrontados com os dados literários, e o experimento passou por método estatístico matemático, para separar a intervenção do futebol e realizar pesquisas empíricas sobre a saúde física.

Resultados

Após a intervenção de curso eletivo de 18 semanas, os resultados de corrida de 50 metros e 1000 metros mudaram significativamente, especialmente o desempenho da corrida de 1000 metros melhorou muito, a diferença foi muito significativa (P<0,01).

Conclusão

O futebol é um esporte que melhora a função física e a qualidade dos universitários, além de validar-se como mais propício para a manutenção da saúde física dos universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Futebol; Saúde dos Estudantes; Desempenho Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br