Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE ALTITUDE NO DESEMPENHO ATLÉTICO EM CORREDORES DE LONGA DISTÂNCIA

RESUMO

Introdução:

A comunidade acadêmica tem demonstrado a ligação do desempenho em pistas e campo com os principais fatores de treinamento esportivo, incluindo a psicologia da competição. Em pesquisas recentes, foi verificado que o nível do desempenho atlético também está relacionado à altitude, ao clima, ao ambiente do local e ao cronograma da competição. Até o momento não existem estudos para proporcionar experiência teórica e prática de treinamento no ambiente regional de Ganzhou.

Objetivo:

Este artigo analisa a influência do treinamento em altitude sobre o desempenho dos profissionais de atletismo. Ao mesmo tempo, analisamos os indicadores fisiológicos e bioquímicos dos atletas.

Métodos:

Vários corredores de longa distância tiveram um treinamento de altitude de ٨ semanas. Analisamos os indicadores fisiológicos e bioquímicos dos atletas antes e depois do treinamento. Ao mesmo tempo, realiza análises matemáticas-estatísticas sobre o desempenho dos corredores de longa distância, antes e depois do treinamento.

Resultados:

Após o treinamento de altitude, a hemoglobina e os glóbulos vermelhos apresentaram diminuição significativa (P<0,01). Após o treinamento, o desempenho dos atletas melhorou consideravelmente (P<0,01).

Conclusão:

O treinamento em diferentes altitudes pode promover uma curva ascendente no desempenho dos atletas até seu platô, na quarta semana de treino. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Altitude Competições Esportivas de Pista e Campo; Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br