Acessibilidade / Reportar erro

LESÕES NO MENISCO SOB TREINAMENTO DE ALTA INTENSIDADE EM ATLETAS DE CICLISMO

RESUMO

Introdução:

Devido à alta intensidade e velocidade do ciclismo, é exigido um alto nível técnico e tático, qualidade física e qualidade psicológica dos atletas. Lesões meniscais são comuns em ciclistas. Em particular, as lesões meniscais crônicas são geralmente causadas por um acúmulo de fadiga ou tratamento inoportuno e incompleto de lesões esportivas agudas.

Objetivo:

Analisar os fatores e métodos de proteção para lesões meniscais em ciclistas.

Métodos:

Ciclistas do sexo masculino voluntários foram selecionados para um questionário que investigou as lesões meniscais dos atletas. Os dados coletados foram analisados estatisticamente.

Resultados:

Houve 6 casos de lesão meniscal do joelho direito em atleta, esses dados são responsáveis por 75% dos danos. Lesões no menisco esquerdo representaram 2 casos. Houve um caso de lesão medial em ambos os joelhos. As medidas preventivas correspondentes são apresentadas de acordo com a causa da lesão.

Conclusão:

As causas das lesões meniscais em ciclistas incluem força insuficiente no joelho, métodos de treinamento inadequados, fadiga física e esforço localizado a longo prazo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Atletas; Lesões do Menisco Tibial; Articulação do Joelho; Lesões Esportivas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br