Acessibilidade / Reportar erro

FORÇA EXPLOSIVA DOS MEMBROS INFERIORES NO EXERCÍCIO DE PULAR CORDA APLICADO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução:

A saúde física das crianças e adolescentes está diretamente relacionada à qualidade do treinamento físico escolar. O aprimoramento da eficácia esportiva adulta é resultado de um protocolo conciso com exercícios padronizados. O exercício de pular corda carece de estudos cinemáticos aplicados em crianças e adolescentes.

Objetivo:

Fornecer uma referência teórica para o treinamento físico de pular corda para crianças e adolescentes.

Métodos:

Foram recrutadas 8 crianças com idade entre 6 a 8 anos para saltos em frequência de 80 e 120 pulos por minuto controlados por um metrônomo. A técnica foi dividida em três estágios: impulso, suspensão e pouso. O controle no balanço do exoesqueleto articular do joelho foi pesquisado por baropodometria computadorizada com diferenciação de velocidade angular rotacional pela aceleração angular rotacional via filtro de Butterworth, após limpeza de ruídos e multiplicação por fator de amplificação ajustável, devolvidos à entrada de admissão com torque de compensação inercial.

Resultados:

Inicialmente, a força de impulso é cerca de três vezes a gravidade de cada indivíduo. Esse valor e a aceleração do centro de massa diminuem com o tempo. A força inicial é proporcional a velocidade da sua diminuição durante o impulso, ocorrendo o inverso com a força de pouso. Observa-se uma maior intensidade ao elevar a frequência.

Conclusão:

A flutuação na curva de força na fase de pouso após 20 pulos indica baixa força muscular em membros inferiores para manter a atividade. Recomenda-se a velocidade de 80 pulos por minuto controlada por música em ambiente lúdico para crianças. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Esportes; Treinamento de Força; Membros inferiores

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br