Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE APTIDÃO FÍSICA NAS ARTES MARCIAIS EM UNIVERSIDADES

RESUMO

Introdução:

O treinamento físico é essencial para realizar treinamentos táticos e melhorar o desempenho nas competições de artes marciais, sendo um elemento crítico para o aperfeiçoamento da velocidade, força e resistência de seus atletas.

Objetivo:

Este artigo explora o efeito do treinamento de aptidão física sobre as principais tarefas dos universitários praticantes das artes marciais.

Métodos:

Selecionou-se 16 universitários praticantes de artes marciais como voluntários, eles receberam 12 semanas de treinamento físico onde apenas o grupo experimental recebeu o treinamento especialmente elaborado para a aptidão física das artes marciais. A estabilidade e a força dos atletas foram mensuradas antes e depois da aplicação do treinamento e seus dados foram analisados através do método estatístico

Resultados:

No teste de oito níveis da ponte abdominal, os resultados do grupo experimental foram significativamente melhorados em comparação com os do grupo de controle (P<0,05). Houve diferenças significativas nos testes pré e pós-testes de atletas de diferentes níveis no nível da ponte abdominal de oito níveis (P<0,05). O treinamento para o exercício melhorou significativamente o desempenho dos dois grupos de atletas (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento de aptidão física especialmente elaborado para artes marciais aliado ao treinamento de rotina pode efetivamente melhorar a aptidão física e o nível técnico dos universitários. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Condicionamento Físico Humano; Artes Marciais; Esportes; Atletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br