Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO EXPERIMENTAL SOBRE HABILIDADE E DESEMPENHO ATLÉTICO NOS JOGADORES DE BASQUETEBOL

RESUMO

Introdução:

O jogo de basquetebol de alta intensidade é muito cansativo fisicamente para os atletas, exigindo força, resistência, flexibilidade, velocidade e agilidade. Essas características reforçam a necessidade da atenção ao treinamento de preparação dos jogadores de basquetebol.

Objetivo:

Explorar os efeitos de um treinamento experimental na capacidade atlética e no controle de movimentos sobre o nível atlético dos jogadores de basquetebol.

Métodos:

20 jogadores de basquetebol foram selecionados por amostragem aleatória. Eles foram submetidos a oito semanas de treinamento especializado em aptidão física e controle corporal. Na experiência, os parâmetros bioquímicos dos atletas foram coletados e analisados através de estatísticas matemáticas. A relação entre a capacidade atlética e a habilidade atlética também foi analisada.

Resultados:

Após oito semanas de exercícios especiais, os jogadores de basquete tendem a melhorar seu nível de aptidão física. Foram encontradas diferenças significativas nos dados entre os dois grupos (P<0,05). Em comparação ao estado prévio do treinamento profissional, o nível de competição dos jogadores melhorou significativamente. Também foram encontradas diferenças significativas nos dados entre os dois grupos finais(P<0,05).

Conclusão:

O exercício físico experimental demonstrou impacto positivo na melhoria do desempenho físico dos jogadores de basquete, demonstrando-se válido para melhorar o nível atlético dos jogadores de basquetebol. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Esportes; Basquetebol; Desempenho Atlético; Condicionamento Físico Humano

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br