Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE VELOCIDADE DE REAÇÃO NO VOLEIBOL

RESUMO

Introdução:

O voleibol é um esporte coletivo e suas características de vitória são determinadas em grande parte pelo confronto em rede. Os jogadores de vôlei devem se esforçar constantemente para melhorar a cooperação da equipe, a capacidade defensiva e habilidades de velocidade para melhorar a capacidade de atuarem pela a rede.

Objetivo:

Estabelecer um modelo de carga de intensidade fixa para o treinamento de velocidade na resposta visual do atleta em voleibol.

Métodos:

Este trabalho seleciona vários jogadores de vôlei como objetos de pesquisa, divididos aleatoriamente em dois grupos (grupos de treinamento regular e grupos experimentais). O grupo experimental teve o diferencial de ser submetido a um protocolo treinamento de velocidade de resposta visual baseado no treinamento de rotina. Estatísticas matemáticas foram empregadas para analisar a velocidade de reação dos atletas e a capacidade defensiva contra a rede.

Resultados:

As qualidades analisadas, principalmente velocidade de movimento, velocidade de balanço, agilidade e resistência para balanço rápido e movimento rápido mostraram um diferencial significativo após a intervenção. A velocidade de resposta concentrou-se no centro de equilíbrio corporal. A resistência para a velocidade foi incrementada pelos membros inferiores. Após o treinamento da velocidade de reação visual, a capacidade do grupo experimental de enfrentar os ataques sobre a rede foi estatisticamente superior (P<0,05).

Conclusão:

O treinamento da velocidade de reação dos jogadores de vôlei pode ser aprimorado com o protocolo proposto. Os jogadores de vôlei devem reforçar o treinamento da velocidade de reação em seu treinamento diário afim de uma melhor capacidade de atuação próxima à rede. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Voleibol; Treinamento de Força; Atletas; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br