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CONSTRUÇÃO DE UM MODELO ANALÍTICO PARA LESÕES NO TREINAMENTO ESPORTIVO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

RESUMO

Introdução:

Estudantes universitários frequentemente sofrem com lesões em atividades escolares esportivas. Essas lesões influenciam negativamente na curva de aprendizado intelectual e motor. Portanto, é necessário investigar e estudar as lesões esportivas dos estudantes universitários, suas características e quais as medidas mais eficazes para reduzir a ocorrência dessas complicações.

Objetivo:

Desenvolver um modelo analítico para verificar as causas e soluções nas principais lesões no treinamento esportivo de estudantes.

Método:

A pesquisa utilizou um questionário autoadministrado para obter informações sobre as lesões esportivas dos alunos. Foi atribuído um número aleatório a cada classe de cada série no método de amostragem de grupos estratificados. A classificação das causas foi feita de acordo com o tamanho dos números aleatórios encontrados.

Resultados:

Um total de 984 questionários válidos foi obtido (516 do sexo masculino). A taxa de lesões foi de 53,9%. Ao todo, 278 homens e 167 mulheres relataram ferimentos, a taxa de lesões foi de 35,7%. A taxa de ferimentos em homens, em todos os graus foi significativamente mais alta.

Conclusão:

Os resultados sugerem que é necessário um trabalho de conscientização nos estudantes sobre a prevenção de lesões para reduzir a incidência de complicações esportivas. As aulas de educação física podem fortalecer a orientação técnica, melhorar a capacidade de consciência e cuidado nos estudantes. Também podem ajuda-los a diminuir o estresse psicológico do exercício físico, promovendo o desenvolvimento da saúde física e mental. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Descritores:
Desempenho Atlético; Lesões Esportivas; Estudantes

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