Acessibilidade / Reportar erro

Cargas elevadas de treinamento alteram funções cognitivas em jogadores de futebol

High loads of training affect cognitive functions in soccer players

Cargas elevadas de entrenamiento alteran funciones cognitivas en jugadores de fútbol

INTRODUÇÃO:

No esporte de rendimento, altas cargas de treinamento são necessárias para que ocorram adaptações biológicas que levem ao aprimoramento da forma física e do desempenho esportivo.

OBJETIVO:

Investigar o comportamento de variáveis psicológicas e fisiológicas, possíveis indicadores dos estados de estresse e recuperação, em jogadores de futebol ao longo da temporada esportiva, e a possibilidade da utilização desses como marcadores dos estados de treinabilidade dos atletas para prevenir quedas do desempenho e o overtraining.

MÉTODOS:

Participaram deste estudo 14 jogadores de futebol (18,4 ± 0,6 anos, 9,64 ± 1,61 % com gordura e VO2máx 49,46 ± 2,88 ml/kg/min) da categoria júnior de uma equipe de primeira divisão do Brasil. Foram monitorados a percepção de estresse e a recuperação por meio do questionário RESTQ-Sport, a variabilidade de frequência cardíaca (VFC) de repouso, analisada no domínio do tempo e da frequência, e o tempo de reação simples. Efetuaram-se três coletas de dados, um controle (C), outra após quatro semanas de treinamentos intensos (T1), e finalmente depois de quatro semanas de treinamentos leves (T2) realizados após T1.

RESULTADOS:

Não foi encontrada diferença significativa em nenhuma das escalas do RESTQ-Sport e na VFC nos três momentos de coletas. O tempo de reação simples apresentou um aumento significativo(p = 0,047) em T1 em relação a C.

CONCLUSÃO:

Os resultados indicam que o tempo de reação foi a única variável sensível às alterações do treinamento estudado, podendo ser considerado um bom indicador da treinabilidade dos atletas.

estresse fisiológico; frequência cardíaca; recuperação de função fisiológica; tempo de reação


Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br