Accessibility / Report Error

PROPRIOCEPÇÃO E REFORÇO MUSCULAR NA ESTABILIDADE DO TORNOZELO EM ATLETAS DE FUTSAL FEMININO

PROPRIOCEPTION AND MUSCLE STRENGTHENING IN THE STABILITY OF THE ANKLE IN FEMALE INDOOR SOCCER ATHLETES

PROPIOCEPCIÓN Y REFUERZO MUSCULAR EN LA ESTABILIDAD DEL TOBILLO EN ATLETAS DE FUTSAL FEMENINO

RESUMO

Introdução:

O futsal é um esporte coletivo caracterizado por movimentos rápidos e de alta intensidade, com frequentes trocas de direção dos atletas, o que predispõe os membros inferiores a lesões principalmente na articulação do tornozelo.

Objetivo:

Comparar os efeitos de um treinamento proprioceptivo e um treinamento de reforço muscular sobre a estabilidade articular do tornozelo, em atletas de futsal feminino, por meio do Star Excursion Balance Test (SEBT).

Métodos:

Foram avaliadas 20 atletas de futsal feminino, com idade entre 18 e 30 anos (média 22,45 ± 3,30), sem histórico de lesões nos membros inferiores nos últimos seis meses, divididas randomicamente em dois grupos. Um grupo realizou um treinamento proprioceptivo e o outro um protocolo de reforço muscular, durante quatro semanas. Foi utilizado o SEBT para avaliar as fases pré e pós-intervenção. Para a comparação de médias de ambos os tornozelos, em cada grupo isolado, utilizou-se o teste t para medidas repetidas. Para a comparação de médias entre os grupos, aplicou-se o teste t para amostras independentes. Adotou-se 5% (p ≤ 0,05) como nível de significância e as análises foram realizadas no programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 18.

Resultados:

Tanto o treinamento proprioceptivo quanto o de reforço muscular obtiveram resultados estatisticamente significativos nas direções lateral, posterolateral, posterior, posteromedial e medial, demonstrando boa estabilidade da articulação do tornozelo para qualquer um dos protocolos. Na comparação do pré e pós-intervenção entre os grupos, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das direções do teste.

Conclusão:

Treinamentos proprioceptivos e treinamentos de reforço muscular com duração de quatro semanas parecem ser alternativas viáveis e eficazes no incremento da estabilidade articular do tornozelo em atletas de futsal feminino.

Descritores:
equilíbrio postural; instabilidade articular; força muscular; tornozelo.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br