Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE CINEMÁTICA POR GÊNERO COM BASE NO SENSOR INERCIAL DE UM SMARTPHONE EM DIFERENTES TESTES DE SALTOS

RESUMO

Introdução:

testes de saltos verticais podem ser utilizados como estimadores de potência muscular, capacidade física, desenvolvimento motor e capacidade funcional. A capacidade de pular pode ser analisada através de diferentes métodos, incluindo o uso de sensores inerciais

Objetivo:

descrever e analizar características cinemáticas, usando o sensor inercial integrado no iPhone 4S®, e variáveis de contato no tapete de saltos, nos testes de salto com agachamento (SA) e salto de contraposição (SCP), e determinar a interação entre variáveis cinéticas e cinemáticas.

Método:

foi realizado um estudo de corte transversal, envolvendo 27 adultos jovens saudáveis. As principais medidas de resultados foram aceleração linear, tempo de vôo, tempo de contato, altura de salto e dinamometria do joelho. Foi utilizado o Rho de Spearman para a investigação da correlação entre variáveis. O teste Mann-Whitney U de soma de classificação foi utilizado para a análise de variância entre gênero.

Resultados:

a maior diferença entre os grupos (gênero) estava nas variáveis de dinamometria (p <0,001) e variáveis de contato (p<0,001). Entre o teste de saltos, a maior diferença entre grupos (gênero) estava no teste SCP (p <0,001).

Conclusão:

O sensor inercial embutido no smartphone demonstrou uma correlação com o tapete de saltos e a dinamometria. Por fim, os scores mais altos (cinéticos e cinemáticos), observados nos saltos dos individuos do gênero masculino em comparação com o feminino, sugerem que podem ser usados para melhor descrever o seu perfil de salto. Nível de Edidência IV; Estudos diagnósticos–Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Aceleração; Fenômenos Biomecânicos; Desempenho Atlético

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br