Acessibilidade / Reportar erro

FUTEBOL DE 5: PREVALÊNCIA DE LESÕES ESPORTIVAS EM JOGADORES DA SELEÇÃO BRASILEIRA

RESUMO

Introdução:

O Futebol de 5 é uma modalidade exclusiva para atletas com deficiência visual (DV) inseridos no processo de classificação visual como cegos – B1 (Blind 1). A deficiência e o treinamento de alto desempenho são fatores que contribuem para o desenvolvimento de lesões esportivas.

Objetivos:

O objetivo do estudo foi caracterizar a prevalência das lesões esportivas em atletas com DV da Seleção Brasileira de Futebol de 5.

Métodos:

O método foi definido pelo estudo epidemiológico descritivo longitudinal. A amostra foi composta por dez atletas do sexo masculino da Seleção Brasileira de Futebol de 5, sendo dois atletas sem DV e oito atletas com DV com classificação visual B1, convocados para competições no ano de 2014. O questionário para a coleta de dados foi baseado no Protocolo de Lesão Esportiva no Esporte Paralímpico (PLEEP), expressando dados quantitativos analisados pela estatística descritiva.

Resultados:

Os resultados demonstraram que no ano de 2014, cinco atletas com DV tiveram sete lesões com prevalência de 62,5%, incidência clínica de 0,87 lesões/atleta/ano e 1,4 lesões por atleta lesionado. As principais lesões esportivas foram estiramento muscular (28,6%), pubalgia (28,6%) e periostite (28,6%). Todas as lesões ocorreram nos membros inferiores, afetando pernas (71,4%) e quadril (28,6%). A sobrecarga foi o mecanismo mais frequente (57%), sendo relatada após a ação técnica do chute e vinculada ao desequilíbrio muscular entre membros inferiores dominante e de apoio, além dos desajustes posturais típicos da deficiência visual.

Conclusão:

Frente ao exposto, atletas do Futebol de 5 apresentaram um padrão de lesões por sobrecarga decorrentes das repetições da ação técnica do chute, ocorrendo predominantemente em competições esportivas. Os dados epidemiológicos podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias na prevenção de lesões nesta modalidade esportiva. Nível de evidência II, Estudo prognóstico retrospectivo.

Descritores:
Traumatismos em atletas; Futebol; Paratletas

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br