Acessibilidade / Reportar erro

PESQUISA SOBRE OS PRINCIPAIS MÉTODOS DE TREINO DE FORÇA DO CORE EM VELOCISTAS

RESUMO

Introdução

Com o desenvolvimento de esportes cada vez mais competitivos, os treinadores começaram a experimentar novos métodos para a formação de atletas. Embora entre os métodos de treinamento mais explorados encontra-se o treino do core, conjunto de grupos musculares estabilizadores do tronco e quadril, há poucos estudos sobre a efetividade desse treino dedicado a atletas velocistas.

Objetivo

Este artigo investiga o método de treino de velocistas baseado no treinamento de força do core, estudando o método e a influência no desempenho do atleta.

Métodos

Foram selecionados 16 atletas com nível técnico e aptidão física similares, treinadores profissionais foram convidados a testar as amostras de treino. Os atletas foram aleatoriamente designados para o grupo experimental e controle (8 em cada). O grupo experimental recebeu treinamento de força do core por 8 semanas, enquanto o grupo controle recebeu treinamento geral.

Resultados

O treinamento de fora do core teve um efeito no ângulo da articulação do tornozelo da perna de apoio e no ângulo da articulação do tornozelo da perna de balanço (P < 0,01). Após oito semanas de treinamento, o desempenho de ambos grupos melhoraram sem diferenças consideráveis. Os resultados do salto em altura dos atletas do grupo experimental também melhoraram em relação ao treinamento anterior.

Conclusão

A função física dos atletas pode ser aprimorada através do treinamento de força do core, de modo a melhorar ainda mais o nível competitivo e a capacidade técnica dos velocistas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos desfechos do tratamento.

Atletas; Aptidão Física; Treinamento de Força

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br