Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO DE APTIDÃO FÍSICA DE JOGADORES DE VOLEIBOL BASEADO NA TEORIA CIENTÍFICA

RESUMO

Introdução:

A preparação física do atleta é a base para melhorar suas habilidades no vôlei e o treinamento físico pode ter um papel essencial em todo o processo no treino dos jogadores de voleibol resultando na melhora do nível de função física dos jogadores de vôlei e alterar a estrutura da conformação corporal.

Objetivo:

Analisar os efeitos do treinamento físico na qualidade geral dos jogadores de voleibol.

Métodos:

Vários jogadores de voleibol foram selecionados aleatoriamente e submetidos a dois meses de treinamento físico embasado na literatura da teoria científica. Foram utilizadas estatísticas matemáticas para analisar os indicadores de aptidão física e desempenho dos jogadores de voleibol antes e depois do treinamento físico.

Resultados:

A aptidão física dos jogadores de vôlei foi significativamente aprimorada após dois meses de treinamento físico (P<0,05). O desempenho dos jogadores de voleibol melhorou após o treinamento físico (P<0,05).

Conclusão:

A agilidade física dos jogadores de voleibol é aprimorada quando submetida ao treinamento físico sistemático. Após o treinamento físico, a qualidade da velocidade dos jogadores de voleibol pode ser significativamente melhorada. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descritores:
Treinamento Físico; Voleibol; Atletas; Esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br