RESUMO
Introdução:
É necessário ajustar o treinamento físico dos nadadores de acordo com as suas condições físicas, sendo o método de etapas progressivas o mais indicado atualmente. No entanto, não é essa a técnica a mais observada no ensino de natação para estudantes universitários.
Objetivo:
Estudar um protocolo para a aplicação do treinamento físico progressivo no ensino de natação para estudantes universitários.
Métodos:
Em um semestre de ensino de natação esportiva, selecionou-se duas classes de estudantes voluntários (n=40) para o experimento. Igualmente divididos em grupo experimental e controle, o grupo experimental treinou de acordo com o treinamento físico por fases, enquanto o controle treinou de acordo com o programa habitual de treinamento físico semestral. Antes e depois do experimento, os índices relevantes foram mensurados.
Resultados:
Em comparação com o treinamento físico geral constante, o treinamento físico progressivo pode fornecer melhor orientação de treinamento necessário de acordo com a situação real dos estudantes, sendo a eficiência da otimização sobre a composição corporal mais evidente durante o semestre.
Conclusão:
A seleção do treinamento físico progressivo e o ajuste dos itens e intensidade do treinamento de acordo com a situação real dos estudantes pode amplificar o efeito do ensino de natação sobre os estudantes universitários, sugere-se a sua promoção. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.
Descritores:
Educación y Entrenamiento Físico; Estudiantes; Universidades; Natación