Accessibility / Report Error

FUNÇÃO DA PROTEÍNA DE SORO DE LEITE NA RECUPERAÇÃO PÓS-TREINO

RESUMO

Introdução:

As evidências indicam que a suplementação de proteína de soro de leite pode acelerar a reparação tecidual e, portanto, ser útil para as lesões musculares induzidas pelo exercício (EIMD), acelerando a recuperação, além de elevar a síntese proteica e os aminoácidos sanguíneos. Entretanto, o papel potencial da proteína de soro de leite após a EIMD em humanos, é inconsistente.

Objetivos:

Encontrar a função efetiva da proteína de soro de leite na recuperação pós exercício de EIMD.

Métodos:

Scopus, Medline e Google scholar foram sistematicamente pesquisados até março de 2022. Para avaliar o risco de viés, foi aplicada a ferramenta de colaboração Cochrane. Diferenças médias ponderadas (WMD), intervalos de confiança de 95% (CI) e modelos de efeito aleatório foram utilizados para o cálculo do efeito total.

Resultados:

O resultado da revisão indicou que o impacto decrescente do consumo de proteína de soro de leite é significativo na creatina quinase (CK) [WMD = −19,11 IU.L-1, CI: −36,200, −2,036; P = 0,028]. O efeito da suplementação proteica do soro de leite na concentração de desidrogenase láctica (LDH) indicou que o impacto da proteína do soro de leite na mudança dos níveis de LDH é significativo. Além disso, a análise dos subgrupos mostrou diminuição significativa na CK e LDH, com base nos tempos de acompanhamento após o exercício, dosagem da proteína do soro de leite, duração dos testes, tempo de suplementação, tipos de exercício e status de treinamento.

Conclusão:

Os resultados mostraram a eficácia da proteína de soro de leite na diminuição dos níveis de CK e LDH entre adultos, em geral e na análise dos subgrupos. Portanto, a proteína do soro de leite poderia ter uma função eficaz na recuperação pós exercício de EIMD. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – revisão dos resultados.

Descritores:
Proteínas do Soro do Leite; Creatina Quinase; Lesões dos Tecidos Moles; Exercício Físico

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br