Protocolo de samba brasileiro para reabilitação cardíaca

The brasilian samba protocol for cardiac rehabilitation

Protocolo de samba brasileño para rehabilitación cardiaca

Helena de Oliveira Braga Ana Inês Gonzáles Sabrina Weiss Sties Gabriela Maria Dutra de Carvalho Almir Schmitt Netto Oswaldo Augusto Campos Daiane Pereira Lima Tales de Carvalho Sobre os autores

RESUMO

Introdução:

O samba é uma dança de movimentos intensos e variados que proporcionam alegria e boa resposta cronotrópica, sendo plausível a expectativa de que beneficie o sistema cardiovascular.

Objetivo:

Desenvolver e avaliar um protocolo de samba brasileiro visando o treinamento físico na reabilitação cardíaca. Métodos: Quinze indivíduos com doença arterial coronariana estável, idade 60,74±5,96 anos, realizaram teste cardiopulmonar máximo com determinação da frequência cardíaca (FC) correspondente ao VO2pico e primeiro e segundo limiares ventilatórios. Durante seis sessões executaram vinte passos de samba, em três andamentos musicais, classificados por metrônomo em lento, médio ou rápido. Posteriormente, realizaram três sessões para verificar o comportamento da FC e a percepção de esforço. A análise descritiva foi utilizada na caracterização da amostra e verificação da FC, o teste t ou teste de Wilcoxon foram utilizados para comparar o comporta-mento da FC (nas diferentes sessões), com nível de significância de 5%.

Resultados:

Houve boa adaptação aos passos de samba, com FC situando-se entre 62% e 72% da FCpico. Durante as sessões de dança os pacientes mantiveram-se em 86 ±4,17% do tempo na zona alvo proposta para treinamento físico na reabilitação (60% a 90% da FCpico) e 77±2,26% do tempo na zona alvo considerada ideal, com a FC situada entre o primeiro e o segundo limiares ventilatórios. Durante todo o tempo os pacientes referiram percepção de esforço de leve a moderada.

Conclusão:

Os pacientes demonstraram boa adaptação ao protocolo de samba, que se mostrou em condições de ser adotado como proposta de treinamento na reabilitação cardíaca.

Palavras-chave:
exercício; terapia através da dança; doenças cardiovasculares

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br