Acessibilidade / Reportar erro

Estudo longitudinal de lesões esportivas em praticantes de ginástica aeróbica de competição

RESUMO

Introdução:

A ginástica aeróbica, desde sua adesão à Federação Internacional de Ginástica, passou por mudanças em seus regulamentos.

Objetivo:

Analisar as lesões encontradas nos atletas espanhóis de ginástica aeróbica durante as diferentes edições do Código de Pontos.

Métodos:

Realizou-se um estudo descritivo, longitudinal e comparativo sobre a epidemiologia de lesões na ginástica aeróbica publicado durante as diferentes edições do Código de Pontos.

Resultados

Salienta-se que o número de lesões diminuiu de 156 para 38 no ano passado. Este declínio tem sido relacionado com a limitação do número de dificuldades no exercício e o número de elementos a serem feitos no solo. No entanto, eles aumentaram o número e valor das dificuldades.

Conclusões:

Portanto, concluiu-se que as modificações feitas nos regulamentos destinam-se a salvaguardar a saúde dos atletas e garantir que a competição se desenvolva no seu melhor aspecto artístico e técnico.

Palavras-chave:
saúde; prevenção; esportes

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br