Acessibilidade / Reportar erro

ACELEROMETRIA SUBESTIMA GASTO ENERGÉTICO EM CIRCUITOS DE TREINAMENTO DE FORÇA

RESUMO

Introdução:

A acelerometria é um método muito preciso para determinar o gasto energético (GE) no treinamento de resistência. No entanto, são necessários mais estudos para provar sua precisão no treinamento de força.

Objetivos:

Comparar o GE obtido por acelerometria e calorimetria indireta em três diferentes circuitos de treinamento de força.

Métodos:

Seis voluntários com sobrepeso executaram três voltas em três circuitos de treinamento de força: circuito com máquinas (CM), circuito com pesos livres (CPL) e circuito de força + aeróbico (CFA). O GE foi medido por calorimetria indireta através do Oxycon Mobile® e pelos acelerômetros ActiTrainer® e SenseWear® Armband Pro2.

Resultados:

O ActiTrainer® e o SenseWear® subestimaram o GE em todos os circuitos em comparação com a calorimetria indireta (p < 0,05). A diferença foi maior no CPL: 44,4% de MET e 81,4% Kcal para ActiTrainer® e 32,3% de MET e 24,9% Kcal para SenseWear® comparados com calorimetria indireta.

Conclusão:

Ambos os acelerômetros, ActiTrainer® e SenseWear®, subestimaram o GE quando comparados com a calorimetria indireta em três circuitos diferentes de treinamento de força. Nível de evidência II; Estudos diagnósticos –Investigação de um exame para diagnóstico.

Descritores:
Exercícios em circuitos; Gasto energético; Sobrepeso

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br