Accessibility / Report Error

EFEITOS DO EXERCÍCIO DE FLEXIBILIDADE DOS MEMBROS INFERIORES SOBRE A APTIDÃO FÍSICA DOS JOGADORES DE TÊNIS DE MESA

RESUMO

Introdução:

os principais requisitos de aptidão física dos jogadores de tênis de mesa são habilidades motoras altamente automatizadas e uma forte capacidade de controle corporal, acredita-se que essa combinação possa ser beneficiada com exercícios de flexibilidade. Objetivo: Estudar os efeitos do treinamento de flexibilidade dos membros inferiores sobre a aptidão física em jogadores de tênis de mesa.

Métodos:

O experimento controlado dividiu 20 voluntários, aleatoriamente, em dois grupos sem diferenças estatísticas entre si. O grupo de controle continuou a utilizar o programa de ensino do tênis de mesa existente, enquanto o grupo experimental adotou o programa de ensino de treinamento de flexibilidade dos membros inferiores otimizado. O projeto do curso foi organizado de acordo com o plano de treinamento de talentos de jogadores de tênis de mesa do professor de educação física.

Resultados:

No grupo experimental, o número de voltas à direita do corpo para arremesso e bloqueio aumentou para 60,41 ± 4,67 vezes após o experimento; o número de voltas à direita do corpo aumentou para 64,045 ± 5,22; no grupo de controle, o número de arremessos e bloqueios à direita aumentou para 56.78 ± 3.67 vezes após o experimento. Após o experimento, o número de velocidade de oscilação de ponto fixo de toda a estação aumentou para 64.66 ± 3.95 (P<0,05).

Conclusão:

Adicionar exercícios de flexibilidade dos membros inferiores ao treinamento de flexibilidade do tênis de mesa demonstrou melhorar a flexibilidade estática e dinâmica dos atletas, contribuindo positivamente para a otimização da aptidão física nos jogadores. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Descriptore:
Exercícios de Alongamento Muscular; Membros Inferiores; Esportes com Raquete; Aptidão Física

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br