Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NO TRATAMENTO MÉDICO PARA REABILITAÇÃO DA DEPRESSÃO

RESUMO

Introdução:

A depressão é uma doença comum em todo o mundo. Os principais métodos de tratamento atuais incluem medicação, psicoterapia e fisioterapia. Contudo, graças às limitações dos métodos de tratamento, a aderência a eles é pequena. Participar de vários esportes é uma maneira eficiente de se tratar a depressão.

Objetivo:

Verificar a influência de esportes na condição depressiva e seu efeito no tratamento clínico da doença.

Método:

Selecionou-se 60 pacientes hospitalizados, que foram aleatoriamente divididos em dois grupos: um grupo experimental e um grupo controle. O grupo controle tomou antidepressivos por oito semanas, e o grupo experimental usou os medicamentos somados à prática de esportes. Testou-se os níveis de beta-endorfina (β-EP) dos dois grupos antes e depois do tratamento, e a pontuação na escala HAMD foi avaliada.

Resultados:

Houve diferença na pontuação e nos níveis de β-EP entre os grupos, indicando que o efeito do tratamento foi melhor no grupo experimental.

Conclusão:

A terapia com exercício físico é capaz de mobilizar o entusiasmo dos pacientes com depressão. Esse plano de tratamento aumenta a eficiência da terapia e é adequado para promoção e aplicação a longo prazo. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos – investigação de resultados de tratamento.

Descritores:
Esportes; Depressão; Endorfinas; Terapia por Exercício

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br