Acessibilidade / Reportar erro

TREINAMENTO ESPORTIVO PARA DETECTAR A FREQUÊNCIA CARDÍACA E A TEMPERATURA CORPORAL DE ADOLESCENTES

RESUMO

Introdução

Existem pequenas diferenças na variação de frequência cardíaca (VFC) entre atletas de diferentes esportes, e a razão mais importante para essa pequena diferença de VFC é justificada por diferentes cargas de exercício.

Objetivo

Estudar a detecção da frequência cardíaca e temperatura corporal em adolescentes pelo treinamento físico.

Métodos

Doze jovens jogadores de basquete foram selecionados aleatoriamente. Os indicadores de variabilidade da frequência cardíaca e os indicadores de temperatura corporal foram coletados antes do início da atividade de intervenção esportiva, com duração de 4 semanas em protocolo específico. Após o período de intervenção, os indicadores de variabilidade da frequência cardíaca dos participantes e indicadores de temperatura corporal foram coletados novamente. Utilizando a análise comparativa e processamento dos dados obtidos antes e após a intervenção do exercício, buscou-se compreender o treinamento de função física.

Resultados

O elevado aumento da velocidade da circulação sanguínea após o exercício é diretamente proporcional ao aumento da temperatura corporal. Após 4 semanas de treino, a frequência cardíaca dos 12 atletas passou de 92,35±3,65 para 84,77±5,13 batimentos por minuto.

Conclusão

A temperatura corporal pode elevar-se da temperatura média de 36,5°C antes do treino para 36,7°C. A temperatura máxima de 37°C pode ser alcançada em 5 minutos após a interrupção da atividade. O aumento da intensidade no treinamento de função física pode efetivamente melhorar o desvio padrão nos intervalos RR normais e a raiz da velocidade quadratica média no índice de domínio na variabilidade da frequência cardíaca. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Esportes; Treinamento Físico; Temperatura Corporal

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br