Acessibilidade / Reportar erro

Revisão pelos pares (peer-review): mais que controle de qualidade, estímulo ao aperfeiçoamento

EDITORIAL

Revisão pelos pares (peer-review): mais que controle de qualidade, estímulo ao aperfeiçoamento

Uma das características essenciais das publicações científicas periódicas que gozam de prestígio na comunidade acadêmica é o sistema de revisão pelos pares (peer-review). Este sistema consiste na análise crítica de todos os artigos submetidos para publicação, análise esta realizada sempre por profissionais e pesquisadores de reconhecida competência na área de conhecimento do artigo. A Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME), dando continuidade ao seu plano de crescimento e aperfeiçoamento, está implementando, a partir deste número, o sistema de revisão pelos pares.

Todo artigo submetido à RBME para publicação será enviado a dois revisores que procederão a uma análise do mesmo quanto à forma e ao conteúdo. Visando facilitar a avaliação e padronizar a emissão dos pareceres, os revisores serão solicitados que suas críticas e sugestões sigam os itens discriminados em um formulário específico, à semelhança das mais importantes revistas científicas periódicas. Este formulário de avaliação será devolvido aos autores para procederem a eventuais modificações no artigo e, portanto, não conterá qualquer referência à aceitação ou não do trabalho para publicação ou qualquer identificação pessoal ou institucional dos revisores. O sigilo quanto à identidade dos revisores é uma estratégia fundamental para o andamento estritamente acadêmico do processo. A decisão de cada revisor quanto à aceitação do manuscrito, indicando se o mesmo deve ser: 1) aceito sem modificações, 2) aceito pendendo modificações ou 3) recusado, será explicitada exclusivamente na carta de encaminhamento ao editor, que será responsável pela decisão final. Um membro do Conselho Editorial poderá ser solicitado pelo Editor-Chefe a exercer a função de Editor Associado na condução do processo de revisão de um determinado manuscrito. Como mesmo os excelentes trabalhos podem ser melhorados, a experiência mundial mostra que a grande maioria dos artigos submetidos recebem sempre sugestões que, uma vez incorporadas, contribuem para sua qualificação. Naturalmente que certas críticas podem ser contestadas pelos autores sem modificação do texto original, mas estarão sempre condicionadas à aceitação do argumento pelo revisor.

O aspecto mais importante a ser observado pelos autores e revisores é que, neste momento, o sistema de revisão pelos pares deve servir muito mais ao estímulo ao aperfeiçoamento dos trabalhos publicados do que a um rígido controle de qualidade.

Temos confiança de que a implementação do sistema de revisão pelos pares instrumentalizará o exercício acadêmico dos profissionais geradores de opinião e conhecimento na área de exercício e atividade física. Desta forma, a RBME estará desempenhando com mais intensidade seu papel de contribuir para o crescimento e qualificação da pesquisa e prática da Medicina do Esporte no Brasil.

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega José Kawazoe Lazzoli Membro do Conselho Editorial da RBME Editor-Chefe da RBME

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    Out 1999
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br