Acessibilidade / Reportar erro

Modelagem numérica da região costeira de Santos (SP): circulação de maré

Numerical modeling of the coast region of Santos (SP): tidal circulation

Foi implementado o Princeton Ocean Model (POM) para a região costeira de Santos (46° - 47°W, 23°40' - 24°30'S), com grade regular de resolução == I km e 11 níveis sigrna na vertical. O modelo foi utilizado em simulações de maré, com a especificação das correspondentes oscilações nos contornos, calculadas com base em mapas cotidais da plataforma. O modelo foi processado considerando isoladamente as componentes principais lunar e solar (M2 e S2), cada qual por 5 dias, e com as 9 principais componentes de maré conjuntamente, por 31 dias. As análises de maré das séries temporais de resultados possibilitaram a composição de mapas com linhas cotidais e eixos das elipses de correntes de superfície. Esses mapas indicam as características da propagação das ondas de maré na área modelada, com as distribuições espaciais de suas elevações e correntes. Os aspectos de maior interesse no estudo realizado são: o contraste das intensidades das circulações, entre a parte mais profunda e regiões internas rasas; as marcantes diferenças de intensidade de correntes nos dois lados da Baía de Santos; a convergência / divergência das correntes nos Canais de São Vicente e de Bertioga; assimetrias de maré nas regiões rasas; e rotação anti-horária das correntes na área costeira. O modelo pode ser utilizado em previsões operacionais de marés e correntes de maré na área de estudo.

Modelagem numérica hidrodinâmica; Coordenada vertical sigrna; Marés; Correntes de maré; Mapas cotidais; Elipses de correntes; Previsões de maré; Região costeira de Santos (SP, Brasil)


Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo Praça do Oceanográfico, 191, 05508-120 São Paulo SP Brasil, Tel: (55 11) 3091-6513, Fax: (55 11) 3032-3092 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: amspires@usp.br