OBJETIVO: Confrontar informações obtidas sobre doação de córneas através de questionários aplicados antes e após a realização de um ciclo de palestras informativas aos profissionais da área de saúde. Verificar o grau de conhecimento destes profissionais de hospital universitário em relação a informações básicas sobre o transplante de córnea. Documentar a reação pessoal destas pessoas frente ao procedimento. MÉTODOS: Foi realizada uma campanha através de aulas com material audio visual específico trazendo informações detalhadas sobre o processo de doação e transplante de córneas. Estas palestras foram direcionadas a 115 profissionais da área de saúde: 46 médicos e 69 acadêmicos de medicina. Para a avaliação foi elaborado um questionário, aplicado antes e depois das aulas com intervalo de 1 mês, composto de 7 perguntas referentes ao procedimento do transplante em si, e 3 perguntas direcionadas à posição pessoal do médico em relação à doação de córneas. RESULTADOS: Inicialmente obteve-se 61,72% de acertos nas perguntas objetivas, aumentando para 77,70% após o acesso às palestras. Nas perguntas subjetivas a porcentagem de profissionais que doariam suas córneas foi 91,5%, subindo para 93% após as aulas. De forma semelhante o número que autorizaria a doação de córnea de um familiar aumentou de 91,5% para 94,4%. Quando questionados se já haviam abordado uma família espontâneamente e solicitado o procedimento de doação de córneas a resposta foi positiva em 4,8% dos profissionais avaliados, e esta porcentagem subiu apenas para 5,5% após a realização das palestras. CONCLUSÃO: O despreparo dos profissionais de saúde em relação aos vários aspectos que concernem o transplante de córneas é nítido. Iniciativas isoladas como palestras informativas, apesar de necessárias, não são suficientes para mudar esta realidade.
Transplante de córnea; Doadores de tecidos; Listas de espera; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Questionários