RESUMO
Objetivo: Analisar as causas de cegueira dos alunos do Lar Escola Santa Luzia Para Cegos no município de Bauru, Estado de São Paulo. ambém avaliamos e discutimos o grau de inserção social dos alunos e a facilidade de acesso à saúde e locomoção dos deficientes visuais.
Métodos: Foi realizado estudo prospectivo, qualitativo e quantitativo com todos os 66 alunos do Lar Escola "Santa Luzia" Para Cegos no município de Bauru. Cada pessoa com deficiência visual respondeu a questionários sobre diversos temas e foi submetido a um exame oftalmológico que constou de: anamnese, refração e acuidade visual corrigida (AV), biomicroscopia, tonometria e exame de fundo de olho.
Resultados: Do total de 66 alunos da escola, 44 participaram do estudo e 22 não quiseram ou não puderam comparecer à consulta oftalmológica. 56,81% (25) do total de participantes eram homens e 43,19% (19) mulheres. Os desafios dos alunos deste estudo compreendem basicamente a locomoção com maior autonomia, além de maiores recursos disponíveis em informática e braile. As causas mais frequentes de deficiência visual no presente estudo, em ordem crescente de prevalência foram: atrofia óptica, meningite, retinocoroidite por toxoplasmose, neurite óptica, DMRI, retinopatia da prematuridade, descolamento tracional de retina, hidrocefalia, tumor ocular, glaucoma congênito, uveíte, glaucoma, retinose pigmentar, descolamento de retina regmatogênica e trauma ocular.
Conclusão: Medidas governamentais e o apoio da sociedade no sentido de uma intervenção de maneira eficaz e transformadora e de valores sociais solidários em prol da pessoa com deficiência visual são imprescindíveis para a inclusão social.
Descritores: Cegueira/epidemiologia; Baixa visão/visão; Pessoas com deficiência visual; Serviço de saúde escolar