Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar...

André Luis Freire Portes Sobre o autor

(Aristóteles, 384-322 AC.)

Há aproximadamente um ano a Revista Brasileira de Oftalmologia (RBO) tem publicado a maioria das suas edições na forma Ahead of Print (à frente da impressão), situação em que o periódico já é disponibilizado eletronicamente, no próprio site da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), antes da distribuição da versão impressa. A divulgação tem sido feita com antecedência de aproximadamente 1 mês antes do prazo normal previsto. Nesse perfil de publicação avançada temos um aumento na agilidade e dinamismo editorial, possibilitando acesso antecipado às pesquisas mais recentes e a possibilidade de citação dos artigos científicos mais precocemente.

O processo de revisão de artigos científicos que já é feito tradicionalmente da forma Peer Review (em pares), por meio de análise com dois revisores diferentes, está sendo feito também com o modelo Fast Track (via rápida). A grande maioria dos artigos enviados para a publicação na RBO tem uma resposta de aceite ou rejeição inicial prevista em até 60 dias.A diminuição nesse tempo, que pode chegar a 6 meses, permite aos autores que deem seguimento às suas pesquisas ou optem por enviar o artigo a outro periódico, não interrompendo sua produção científica em detrimento de um processo de submissão mais lento.

Atualmente a necessidade dos pesquisadores de estarem publicando regularmente está diretamente relacionada à produção científica dos cursos de pós-graduação, que é um dos principais critérios do CAPES para sua avaliação e conceito. Não há artigos originais prévios à 2016 e todos recebidos a partir de agora tem previsão de publicação no mesmo ano de envio, dependendo principalmente das modificações solicitadas pelos revisores e a sua realização pelos autores. A publicação de um artigo mais rapidamente aumenta a sua possibilidade de originalidade, vinculando o pioneirismo à pesquisa realizada, gerando uma maior discussão relacionada ao artigo e um maior número de citações.

A co-participação internacional está maior após renovação do corpo editorial internacional e parcerias científicas. Estima-se que hoje aproximadamente 30% do volume total de artigos enviados tenham suas revisões feitas por revisores internacionais, e que 20% de todos os artigos publicados no último ano tenham sido provenientes dos mais variados continentes (América, Europa e Ásia).

Atingimos recentemente pela primeira vez na RBO mais 35.000 acessos mensais pelo site da SciELO, com um aumento real de aproximadamente 39% em relação aos acessos nos anos anteriores. A maior procura foi por artigos originais (72%), entretanto o artigo mais acessado no último ano, foi de revisão sobre a paralisia do VI nervo, publicado em janeiro/fevereiro de 2013. De todos os artigos submetidos para publicação a cerca de um ano, 40% foram reprovados em primeira análise. Todos esses dados estatísticos demonstram a transformação que a RBO vem passando ao longo das últimas diretorias, melhorando seus índices de qualidade e se estabelecendo como periódico científico de relevância e influência na oftalmologia nacional e internacional.

....a busca da excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito. (Aristóteles, 384-322 AC.)

André Luis Freire Portes
Prof. Adjunto da Disciplina de Oftalmologia do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá (UNESA- RJ)
Doutor em Ciências do Programa de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-SP)
Editor-chefe da Revista Brasileira de Oftalmologia (2015-2016)

REFERÊNCIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    May-Jun 2016
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br