RESUMO
Objetivo:
Avaliar a eficácia do colírio de concentrado de plaquetas (CCP) autólogo no olho seco sintomático de pacientes diabéticos.
Projeto
Um estudo de intervenção único grupo prospectivo.
Participantes
Doze pacientes diabéticos com doença do olho seco refratário.
Métodos
Os pacientes foram tratados com colírio de PRP autólogo quatro vezes por dia durante um mês. Sintomas de olho seco e sua frequência, seguindo os critérios de DEWS, tempo de ruptura do filme lacrimal, a melhoria das linhas de acuidade visual e teste de Schirmer.
Resultados
Todos os pacientes tiveram alguma melhora dos sintomas de ressecamento, coceira, ardor e vermelhidão (p = 0,002). Destes, 41,66% (5/12) tiveram melhora de uma ou mais linhas de acuidade visual em ambos os olhos; 50% e 58,33% não tinham alteração no olho direito e esquerdo, respectivamente (p = 0,14) . Considerando o teste de Schirmer, 66,66% (8/12) tiveram melhora no valor do teste, 25% (3/12) não apresentaram alteração neste valor de teste e de 8,33% (1/12) tiveram um valor reduzido no teste após tratamento. (p = 0,04). Considerando o valor de teste BUT 58,33% (7/12) apresentaram melhora no valor de teste e 41,66% (12/05) não apresentaram alteração neste valor de teste (p = 0,018).
Conclusões
O CCP é seguro e uma terapia alternativa interessante no olho seco diabético sintomático. Mais ensaios clínicos são necessários para criar protocolos específicos para este tratamento.
Descritores:
Síndromes do olho seco; Diabetes/complicações; Plasma rico em plaquetas