Acessibilidade / Reportar erro

Achados em citologia de impressão da superfície ocular após uso de interferon alfa-2b ou mitomicina C: estudo em coelho

RESUMO

Objetivo:

Descrever os achados em citologia de impressão de conjuntiva sadia de coelho submetida ao uso de colírio de interferon alfa-2b e compará-los ao que foi encontrado após uso da mitomicina C 0,02%.

Métodos:

Estudo experimental realizado em modelo animal no período entre setembro de 2013 e outubro de 2014 nas dependências da Faculdade de Medicina de Marília, da Universidade Federal de São Paulo e da Clínica de Olhos Moacir Cunha. Trinta coelhos albinos da raça Nova Zelândia foram divididos em seis grupos e receberam interferon alfa-2b ou mitomicina C. A citologia de impressão foi realizada antes do início dos colírios e após 15, 30, 60 dias de seu uso. As seguintes variáveis foram analisadas na citologia de impressão: células caliciformes, celularidade, adesão intercelular, razão núcleo/citoplasma, cromatina, células inflamatórias, queratinização e citomegalia.

Resultados:

Os principais achados na citologia de impressão após o uso do interferon alfa-2b foram a redução de células caliciformes (50,8%), a diminuição da adesão intercelular (26,2%), a alteração da razão N/C (20%) e a redução da celularidade (15,4%). Após o uso da mitomicina C 0,02%, foram mais frequentes a redução das células caliciformes (46,2%), a alteração da razão N/C (25,6%), a adesão intercelular (23,1%) e a redução da celularidade (20,5%). Não houve diferença estatisticamente significante para nenhuma das variáveis estudas quando se compararam as citologias de impressão após interferon alfa-2b com as citologias de impressão após mitomicina C 0,02%. Independentemente da substância utilizada, as citologias colhidas 30 e 60 dias após início das drogas apresentaram maior redução de células caliciformes quando comparadas com as citologias de impressão colhidas após 15 dias.

Conclusão:

A redução das células caliciformes, a diminuição da adesão intercelular, a alteração da razão N/C e a diminuição da celularidade foram as alterações mais frequentes na citologia de impressão colhida após o uso de interferon alfa-2b. Os achados em citologias de impressão após o uso de interferon alfa-2b são semelhantes àqueles encontrados após o uso da mitomicina C 0,02%.

Descritores:
Neoplasias da túnica conjuntiva; Interferons; Mitomicina; Carcinoma de células escamosas; Conjuntiva; Coelhos

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br